A FUPEF é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 1971, com apoio da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Em 1973 a FUPEF recebeu a Declaração de Utilidade Pública do Estado do Paraná, pela lei nº 6.443/73. No ano de 2015 também foi Declarada de Utilidade Pública Municipal, pela lei nº 14.597/15.

A FUPEF tem como uma das principais finalidades promover o apoio sistemático ao desenvolvimento e a sustentabilidade de atividades florestais nas áreas do ensino, pesquisa, desenvolvimento e difusão tecnológica, junto ao setor público, privado nas áreas:

• AMBIENTAL
                • INDUSTRIAL
                • SILVICULTURA
                • MANEJO FLORESTAL E INVENTÁRIO FLORESTAL
                • ECONOMIA E POLÍTICA FLORESTAL
                • TECNOLOGIA DE PRODUTOS FLORESTAIS
                • SAÚDE
                • CIÊNCIAS DA TERRA
                • EDUCAÇÃO
                • INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
                • SOCIAL
                • CERTIFICAÇÃO FLORESTAL
                • ENERGIAS RENOVÁVEIS E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Na integração acadêmica com a UFPR, viabiliza-se a realização de dissertações e teses dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, atuando junto às empresas associadas e não associadas, no Brasil e no exterior, administrando e coordenando projetos de pesquisa e programas de trabalho para maior aproximação do setor florestal (industrial e ambiental) com a UFPR.

Através de convênios com instituições de outros países como Alemanha, Estados Unidos, África do sul, Nova Zelândia, desenvolve programas de intercâmbio em pesquisa e projetos.

Ao longo de sua existência, a FUPEF já realizou mais de 500 projetos de relevância para o desenvolvimento florestal e preservação ambiental, espalhados nos mais diversos estados brasileiros, com destaque para o Estado do Paraná e na Amazônia, bem como relevantes projetos em diversos países de vários continentes.

Órgãos de Gestão FUPEF

Aílson Augusto Loper